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Vá de Bike: 12 Benefícios de Andar de Bicicleta Para o Corpo

Vá de Bike: 12 Benefícios de Andar de Bicicleta Para o Corpo

Cada dia mais as pessoas usam a bicicleta como um meio de transporte, mas você sabe quais são os benefícios de andar de bicicleta para o seu corpo?

Para responder essa pergunta nós listamos os 12 benefícios de andar de bicicleta para o nosso corpo, e o jeito certo para pedalar com segurança pelas ciclovias e estradas.

Andar de bicicleta traz muitos benefícios para a saúde se praticado corretamente, confira um resumo dos 12 benefícios de pedalar:

  • Otimiza a circulação de sangue no corpo e reduz risco de doenças cardíacas
  • Tonifica as pernas, os glúteos e as coxas sem risco de lesões
  • Faz bem para o coração e os pulmões
  • Define as pernas e os músculos
  • Andar de bicicleta ajuda no emagrecimento
  • Ajuda o meio ambiente
  • Fortalece a saúde geral para pessoas na terceira idade
  • Faz bem para o cérebro e alivia o stress
  • Melhora o desempenho na vida sexual
  • Fortalece os pulmões e a respiração
  • Andar de bicicleta ajuda no equilíbrio
  • Reduz as chances de ter diabetes

1. Andar de bicicleta é bom para a saúde em geral

O primeiro benefício de andar de bicicleta é que melhora a sua saúde de um modo geral pois otimiza a circulação de sangue no corpo, reduz o risco de doenças no coração, auxilia na produção de nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso organismo, além do aumento da imunidade. 

2. Fortalece os músculos

Andar de bicicleta é ótimo para o fortalecimento dos músculos e articulações. Ao praticar o ciclismo, você movimenta e tonifica as pernas, glúteos e coxas, evitando lesões que poderiam acontecer em outras atividades físicas.

3. Faz bem para o coração e os pulmões

Outro benefício de pedalar um exercício completo para o coração, vasos sanguíneos e pulmões. Capaz de reduzir o risco de complicações cardíacas, porque estabiliza a pressão arterial e diminui suas chances de ter um ataque cardíaco.

4. Deixa as pernas e glúteos mais definidos

Ao praticar ciclismo, a circulação melhora muito quando você estimula suas pernas por meio de movimentos condicionados. Além de definir e dar força aos músculos do glúteo, das coxas e da panturrilha.

Mas, para evitar sobrecarregar suas articulações, causando lesões, não pedale em alta velocidade, e nem em marchas mais pesadas por longos períodos.

A maneira correta de pedalar exige que você mantenha os braços relaxados e não estique os cotovelos, absorvendo os impactos causados pelas lombadas e buracos do caminho.

5. Pedalar ajuda no emagrecimento

Outro benefício de andar de bicicleta é de queimar calorias sem ter que investir um esforço físico muito grande. Além de ajudar nesta perda de gordura, auxilia na redução do colesterol.

6. Faz bem para o meio ambiente

Você já sabe o quanto pode contribuir com a redução dos gases emitidos na atmosfera pelo simples fato de andar de bicicleta ao invés do carro. Então, sempre que possível, utilize sua bike como meio de transporte.

Assim, além de preservar o ar que respira, quando opta pelo ciclismo você economiza tempo e dinheiro durante o seu transporte, e de quebra, evita o estresse pela confusão do trânsito.

8. Fortalece a saúde para pessoas na terceira idade

Andar de bike fortalece reduz significativamente os riscos de um AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas de terceira idade e, durante a prática do ciclismo, a frequência cardíaca se eleva, auxiliando no controle da pressão arterial, como citamos anteriormente. 

Além do ciclismo ser um exercício de baixo impacto, ajudando na recuperação da força dos músculos e do coração sem comprometer as articulações. Pedalar traz ótimos benefícios para quem está nesta fase!

9. Faz bem para o cérebro e reduz o stress

Pedalar traz uma melhora significativa na circulação do sangue das pernas para o cérebro, que, consequentemente, impacta na concentração. Os problemas e preocupações do dia a dia podem esgotar você e aumentar os níveis de estresse. 

Andar de bicicleta pode surtir efeito terapêutico, aliviando imediatamente sua condição. Faça esse favor a si mesmo! O ciclismo também é um esporte que incentiva o convívio social ao pedalar em grupo, por exemplo. 

Dentro deste contexto, além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Pode ser uma ótima forma de relaxar e se distrair!

10. Contribui para o bom desempenho na vida sexual

Como acabamos de ver, atividades físicas estão diretamente relacionadas com a produção de endorfina no cérebro, mas, além disso, a prática do ciclismo contribui no aumento de hormônios, como a testosterona. E as mulheres em boa forma e atividade física constante acabam atrasando os efeitos da menopausa. Então, pega a receita: “o que é bom para o seu coração é bom para a sua vida sexual.”

11. Adquirir resistência respiratória

Com um melhor condicionamento físico, você consegue manter a respiração em um ritmo constante, permitindo a você conseguir adquirir resistência respiratória com o tempo e a frequência das pedaladas.

Isso também traz uma melhora no bombeamento do sangue para o corpo todo, fazendo com que o fluxo sanguíneo fique regulado e os problemas de circulação se mantenham longe.

12. Previne a diabetes

Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, há uma diminuição na glicemia, ajudando no controle e na prevenção da diabetes. Disciplina, hein?

Cuidados importantes no ciclismo:

Procure um especialista e fique de olho na frequência cardíaca ideal para pedalar, esteja atento aos alimentos que possam ajudar a evitar cãibras e lembre-se que também existem leis de trânsito para quem costuma andar de bicicleta ou praticar o ciclismo, afinal, a bicicleta é um veículo.

Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório! Se ela não existir, pedale no acostamento ou na faixa de rolamento lateral, sempre no mesmo sentido de circulação dos carros.

Por segurança, faça sinais com as mãos para alertar os motoristas sobre as mudanças de direção que você pretende fazer.

Esteja sempre com o seu o kit de segurança e equipamentos de manutenção para ciclistas em mãos. Isso inclui a iluminação branca na frente e vermelha piscante atrás da bicicleta, capacete e luvas.

Viva todos esses benefícios que só pedalar pode te proporcionar!